quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Desacelerar é preciso

Nada pode parar o tempo. Na tentativa ilusória de não se perder em minutos preciosos, muitas vezes vivemos em uma correria desenfreada rumo a lugar nenhum. A sensação de que a vida pouco a pouco se extingue transforma-se em uma percepção angustiante que se acumula, sem solução e cresce com a correria do dia. Estranhamente, essa sensação incômoda das horas que correm incessantes pode nos tornar maravilhosamente em seres mais humanos. 
Para não nos perdermos no ciclo ininterrupto dos anos, exaustos dos afazeres repetitivos, tão mecânicos aos quais estamos acostumados, é preciso aprender que ao contrário do tempo, não somos eternos. 
Não. O tempo não pára. Pare você então. Por cinco minutos apenas pense. Priorize. Organize-se em prol da sua felicidade e também da felicidade dos que o cercam. Não vá simplesmente com o tempo, girando em um turbilhão de tarefas sem sentido. O tempo não cessa de correr, mas a velocidade do mundo moderno, artificial como a própria moderninade, é um transporte louco no qual você não precisa embarcar sem destino. Programe-se e planeje para onde quer ir e quem deseja levar com você. E aproveite a viagem.
Um ano mais, (ou como querem alguns), um ano a menos. Opte então pela qualidade. Em tudo que escolher fazer, faça menos, faça melhor. Reserve mais tempo para sorrir e para amar. Dê mais abraços, troque mais carinhos. Perca o ônibus se isso significar mais um beijo. Conquiste pessoas. Ajude o outro a ser alguém melhor. Seja você mesmo alguém que goste mais. Não seja sozinho. a mão. E o coração também. Faça do trabalho um prazer e terá frutos doces e uma farta colheita. Seja capaz de se surpreender com o rotineiro, encante-se com o simples, redescubra o prazer de rir por nada. Permita-se o sonho. Somente ele é capaz de transformar.
Tudo passa, inclusive você e seus problemas, então, seja leve. Permita-se parar, apesar de toda a pressa, para encontrar amigos e dar muito amor. O hoje é só o que temos. Faça pois, desse momento o melhor de sua vida.